Blade Runner – O lado negro da ficção!

Category: By Nightmare
Olá novamente,hoje venho a quem estiver lendo isso,seja lá qual for o tempo em que o fizer,para falar sobre uma das melhores sagas de Ficção Cientifica que vistas:



Blade Runner.



Em poucas palavras:



Blade Runner é um filme de Ridley Scott do ano de 1982,considerado por muitos a maior obra de ficção cientifica já apresentada ao publico pela sétima arte.



Foi um fracasso enorme em sua época,mas hoje é visto como um grande filme CULT.



Eu assisti a pouco tempo,e tenho tudo bem vivo em minha mente. Começar uma resenha sobre grandes obras é sempre difícil,mas após ouvir novamente o Nerdcast sobre o filme,eu estou disposto a escrever sobre o mesmo, tentando deixar tudo bem simples.



Blade Runner é uma distopia futurista,mostrando um mundo abandonado por aqueles que tiveram a possibilidade de faze-lo para se juntar as colonias espaciais, a terra enfrenta problemas com super-população e poluição. Nesse futuro (2019) existem seres criados artificialmente para realizar tarefas pesadas ou perigosas,sendo esses chamados “Replicantes”,seres biológicos com aparência totalmente humana, dotados de sentimentos e inteligencia.



Com uma grande instabilidade devido ao desenvolvimento rápido de suas emoções e falta de livre arbítrio,os Replicantes se tornam um perigo aos seres humanos,por isso são datados com um prazo de validade.


A historia começa quando um grupo de replicantes se tornam fugitivos,matando humanos em sua busca desesperada pelo seu criador,a fim de obter mais tempo de vida. Nesse cenário Deckard um policial,antigamente especializado em caçar Replicantes é convocado para eliminar os fugitivos.



A partir daí,toda uma trama de perseguição e caça se desenrola,recheada de algumas das maiores sacadas filosóficas já vistas na telona,sendo que o filme,acaba lançando no ar uma duvida eterna,que jamais será respondida.



Alegorias ao homem em sua busca por Deus e pela imortalidade,a simulação de Emoções e aos fatores que definem o “Ser-Humano”,são apresentados no enredo de forma complexa,sem subestimar a inteligencia de quem assiste,fazendo-nos refletir sobre o significado daquilo que acabamos de ver. E digo com convicção:Blade Runner pode decepcionar a aqueles que procuram um “Matrix”(ou seja uma ideia inteligente que se fecha em volta de sequencias de ação fantásticas ) ,mas ele se torna algo incrível depois do fim,e após refletirmos sobre ele.



Em meio a uma narrativa ágil,personagens marcantes com um desenvolvimento rápido,porém pleno dentro de sua proposta de personalidade,e uma historia que se fecha,sendo cheia de emoção,cenas marcantes,cenários alucinantes,sacadas inteligentes que exigem reflexão e frases memoráveis,Blade Runner é completo como uma das melhores sagas de Ficção cientifica,assim como uma das melhores obras cinematográficas que já vi.



Corro o risco de cair no clichê de critico,mas termino dizendo que:



Blade Runner estava realmente a frente de seu tempo.



Nota>Ousam o Nerdcast sobre Blade Runner



By:Alexandre Araujo de Oliveria



Welcome To Nightmare



 

3 comments so far.

  1. ^-^¨cat 22 de dezembro de 2009 às 16:34
    realmente algumas coisas tem o tempo certo pra ser compreendidas e admiradas
  2. Inez 22 de dezembro de 2009 às 16:48
    Assisti esse filme logo que foi lançado, gostei muito.
  3. PinUp Crazy 23 de dezembro de 2009 às 02:38
    esse filme é um clássico
    estou seguindo
    se quiser retribuir a visitinha
    http://grudeichicletes.blogspot.com/

Something to say?